Agenda Brasil

-

Uma iniciativa que une ainda mais a sociedade civil às ações políticas, o Agenda Brasil é um projeto que enriquece o debate por meio de palestras em universidades, escolas, comunidades, associações de moradores e quaisquer outros espaços que acolham as discussões mais pertinentes para o presente e futuro do nosso país.

Dividido em três momentos macro momentos, o Agenda Brasil conta com parceiros indispensáveis para o desenvolvimento sustentável brasileiro.

O Questionar e Construir se desenvolve por meio de ciclos de palestras em instituições de ensino superior, reafirmando a importância do questionamento que vai além, conquistando horizontes não viajados.

O Aprender o Brasil para Desconstruí-lo é voltado para alunos e professores de escolas do ensino médio, prioritariamente públicas, permitindo assim que a dialética argumentativa seja instaurada por uma histórica base revolucionária, a juventude.

O Costume Vai à Praça é um momento de discussão e debate fora do âmbito acadêmico, trazendo às populações que não têm acesso - seja por escolha ou imposição - à educação formal que também façam parte de embates ricos, caminhando assim para a construção de uma democracia realmente participativa.

Tivemos na iniciativa a carta de compromissos, onde qualquer candidato ao parlamento ou ao executivo pode assinar. Ocorreu entre Agosto e Novembro de 2018 e, ao encerramento da fase experimental, foi realizada avaliação de resultados, readequação de diretrizes conforme for o caso, além de encaminhado para formulação de outras iniciativas, como desmembramento da inicial, a exemplo da edição de periódico que exponha as conclusões e pontos de vista construídos ao longo do período, ou observatório social da implementação de medidas.

Em razão das limitações de circulação nos últimos dias, a implementação está sendo pensada e adaptada para o modelo de “lives”, e pretendemos trazer figuras que já atuam em defesa da democracia para debater diretamente com as pessoas por videoconferência.